Trabalhador que acompanha abastecimento de veículo não tem direito a periculosidade.

abril 13th, 2016 | Posted by sinmet in Novidades

Data: 11/03/2016 Fonte: TRT23

Cuiabá/MT - O Pleno do TRT de Mato Grosso uniformizou, no âmbito do Tribunal, os entendimentos relacionados ao adicional de periculosidade para aqueles profissionais que acompanham o abastecimento de veículo. Da relatoria do desembargador Osmair Couto, a nova súmula foi aprovada em 7 de março deste ano.

A súmula definiu que o empregado motorista de veículo ou operador de máquinas que apenas acompanha o abastecimento de combustível não tem direito ao adicional de periculosidade.

Conforme o Pleno, diferentemente do motorista que realiza o abastecimento de veículos, que faz jus ao adicional de periculosidade, a pessoa que somente acompanha o abastecimento realizado por terceiro, não se enquadra na hipótese prevista na Norma Regulamentadora 16 do Ministério do Trabalho e Emprego, que reconhece a periculosidade na atividade de operador de bomba e de trabalhadores que operam na área de risco.

O artigo 193 da CLT define como sendo atividades ou operações perigosas “aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado”.

Por outro lado, a NR 16 do MTE, ao descrever as atividades com inflamáveis e explosivos, apenas faz remissão ao trabalhador que opera a bomba, não alcançando, os que acompanham o abastecimento.

Conforme a súmula, a atividade desenvolvida por motorista ou pessoa que adentra em áreas destinadas ao abastecimento de veículos não se encontra definida como perigosa, principalmente quando o ato de abastecer é realizado por outro trabalhador, na medida em que apenas acompanha o abastecimento do veículo por ele conduzido.

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>