Depressão é, dos transtornos mentais, uma das principais causas de incapacidade

fevereiro 15th, 2017 | Posted by sinmet in Novidades

De acordo com o professor do Setor de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Duílio Antero de Camargo, as mudanças de humor, os transtornos depressivos e o uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas, entre outras) são, hoje, os principais transtornos mentais que causam incapacidade para o trabalho no Brasil. Após participar de painel no I Simpósio sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), o professor concedeu entrevista ao site do TST. A seguir, confira os principais trechos desta entrevista.

Relação entre ambiente de trabalho e doenças ocupacionais

“(…) Nós temos hoje a questão do estresse ocupacional, causado pelo ritmo frenético que nós temos hoje em relação a tudo, principalmente no trabalho. O enxugamento que houve nas empresas, a cobrança excessiva de metas e os conflitos que existem no próprio mundo do trabalho implicam o estresse ocupacional.”

Como identificar sintomas de um funcionário com transtornos?

“Para a identificação desses sintomas, normalmente, as empresas possuem médicos do trabalho, têm a área de enfermagem no trabalho, com pessoas credenciadas a realizar essa avaliação. Geralmente, quando o funcionário é detectado com esse tipo de problema, ele é abordado e encaminhado para realizar a avaliação e o tratamento em relação a isso.”

Trabalhador e a vergonha de assumir que sofre de depressão

“(…) As pessoas ficam com vergonha achando que é falta de fé. É uma pessoa que não quer lutar. Esse estigma deve terminar e o caminho é justamente a informação que as pessoas precisam ter. Tanto quem já está no grupo de risco como as outras pessoas da empresa, da própria família, da sociedade e a mídia fazem esse papel de esclarecer o que é, para que ela não fique encurralada sem saber exatamente o que tem, e se isolar e não aceitar o tratamento.”

Depressão é uma das principais causas de incapacidade

“(…) a depressão é, dos transtornos mentais, uma das principais causas de incapacidade (para o trabalho no Brasil). O número de pessoas acometidas pela depressão e pela ansiedade é muito grande.”

Trabalhador com depressão que faz uso de alguma substância psicoativa. O que a empresa deve fazer?

“O que acontecia antigamente é que essas pessoas eram demitidas, mas hoje as empresas procuram acolhê-las, empenhando-se para que o empregado realize o tratamento, junto com o apoio familiar. É um investimento, sim, primeiro em prevenção, e depois na saúde do trabalhador. A empresa acaba ganhando com isso. (…) o custo retorna com o trabalhador tendo uma eficácia ainda maior.”

Fonte: TST

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>