Pará lidera ranking de Acidentes de Trabalho na Região Norte.

julho 12th, 2017 | Posted by sinmet in Novidades

 Mais de 31 mil casos foram registrados em 2014 no Norte, 12.149 deles no PA.

TRT realiza programação de conscientização com objetivo de reduzir índices

Pará é o estado com o maior número de casos de acidentes de trabalho na Região Norte do Brasil, de acordo com levantamento feito pela Previdência Social. Com o objetivo de reduzir o número de casos, o Tribunal Regional do Trabalho – 8ª Região realiza no Pará as ações do Programa Trabalho Seguro, instituído nacionalmente em 2012 pela Justiça do Trabalho para prevenir acidentes de trabalho.

Segundo dados da Previdência Social, foram registrados 31.275 acidentes de trabalho em 2014 na Região Norte, 12.149 deles no estado do Pará. As maiores vítimas no estado são jovens entre 25 e 34 anos de idade. Entre os casos registrados em Belém no ano de 2014, o TRT avaliou que 1.317 poderiam ser evitados.

“Quem paga essa conta somos nós cidadãos, com nossos impostos, porque vai ser o INSS que vai bancar esse trabalhador inativo por um determinado período de tempo, pagando uma pensão, um auxílio acidente, etc. Então é muito importante que a sociedade se engaje nessa campanha e que ela também possa ser fiscalizadora desse trabalho seguro”, afirmou a juíza do trabalho Nazaré Rocha.

Para ampliar as ações de prevenção, o TRT criou um aplicativo para receber esse tipo de denúncia, o SimVida-TRT8. Por meio do sistema, os usuários podem enviar fotos e informações sobre situações de risco para os trabalhadores. O aplicativo indica a localização da denúncia e os juízes analisam o caso, que pode virar um processo contra o local de trabalho.

“Por exemplo, um trabalhador da construção civil, suspenso em um andaime sem cinto de segurança. Isso é uma situação de risco que o cidadão pode denunciar para o nosso banco de dados”, informa a juíza Nazaré Rocha.

Fonte: G1/Globo

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>