4 de outubro é comemorado o Dia da Medicina do Trabalho

outubro 4th, 2017 | Posted by sinmet in Novidades

4 de outubro é comemorado o Dia da Medicina do Trabalho

 

Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.

A atuação dos médicos do Trabalho é muito ampla e a necessidade de atualização está sempre presente, além da busca por reconhecimento e implementação de políticas de atenção à saúde dos trabalhadores. O médico do trabalho faz parte de uma equipe multidisciplinar onde o foco é a prevenção frente as situações do trabalho.

Por que 04 de outubro:

 

O dia 04 de outubro é uma referência ao nascimento do médico precursor da especialidade, o italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714).

Bernardino foi o primeiro a relacionar em sua obra riscos químicos, físicos e biológicos a 52 tipos de trabalho diferentes e serviu como base para a sistematização da Patologia do Trabalho. Bernardino Ramazzini é considerado o pai da Medicina do Trabalho pela contribuição do livro “As Doenças dos Trabalhadores”, publicado em 1700.

As primeiras publicações que relacionam o trabalho e a doença apareceram no século XVI com Georg Bauer (1556) e Paracelsus (1567). A notoriedade de Ramazzini se deve ao fato de ter chamado a atenção para a necessidade de os médicos conhecerem a ocupação de seus pacientes.

 

 

A Medicina do Trabalho no Brasil:

 

No Brasil, a história começa em 1921, com a criação da Inspeção do Trabalho, no Rio de Janeiro. Em 1968, foi fundada a Anamt, mas a profissão foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) somente em 2003, por meio da resolução CFM 1.643.

No Brasil, assim como ocorreu em outros países, a imposição legal foi a força determinante para a implantação da prática da profissão. Até 1972, a Medicina do Trabalho, assim como a Segurança do Trabalho, era praticada em algumas empresas de forma voluntária ou por imposição de suas matrizes estrangeiras. Em 1972, as medidas se tornaram obrigatórias, mesmo ano em que foram criadas as primeiras regras de Saúde Ocupacional no País. O Governo Federal criou as Normas Regulamentadoras, que reúnem uma série de medidas preventivas para cuidar da saúde dos trabalhadores, como a obrigatoriedade do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

A Medicina ocupacional é uma área da saúde que cuida especificamente do bem-estar do trabalhador, trabalhando na prevenção e no tratamento de lesões ocasionadas pelo trabalho.

A LER – lesão do esforço repetitivo é um exemplo dos grandes problemas ocasionados devido ao descuido de sua saúde.

A preocupação e o cuidado com a saúde e o bem estar dos trabalhadores é um assunto debatido no mundo inteiro, sendo a Organização Internacional do Trabalho o órgão que agrega políticas internacionais de saúde ocupacional.

Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho e Emprego tem um importante papel no Brasil, são os órgãos responsáveis pela segurança do trabalho e a saúde do trabalhador.

A saúde ocupacional e a segurança do trabalhador são regulamentadas através das chamadas NR (Normas Regulamentadoras) que dispõe sobre as medidas preventivas à segurança do trabalhador, e também sobre os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que os mesmos devem utilizar.

 

A saúde ocupacional trata desde a prevenção de doenças e acidentes até mesmo os problemas provenientes do trabalho, pois seu objetivo é promover o bem-estar tanto físico como mental e social dos trabalhadores no exercício de suas ocupações.

O Ministério do Trabalho é responsável pela observação das normas de saúde ocupacional e segurança do trabalho, que são obrigatórias. Com isso, muitas empresas se especializaram em assessorar e prestar serviços em medicina ocupacional a outras empresas e seus trabalhadores.

Exames admissionais de rotina nos trabalhadores, entre outros exames, são feitos por essas empresas, onde são verificadas as condições gerais de saúde, como o acompanhamento periódico da saúde.

Os Laudos também são ferramentas importantes para a preservação da qualidade de vida do profissional. Os laudos detectam, analisam corrigem e acompanham as diversas situações laborais.

 

O que é a Medicina do Trabalho:

 

  • A medicina do trabalho constitui fundamentalmente uma atividade médica, e o “locus” de sua prática dá-se exclusivamente nos locais de trabalho.
  • Faz parte de sua razão de ser a tarefa de cuidar da adaptação física e mental dos trabalhadores, contribuindo na colocação destes em lugares ou tarefas correspondentes às aptidões. A adequação do trabalho ao trabalhador, limitada à intervenção médica, restringe-se à seleção de candidatos a emprego e à tentativa de adaptar os trabalhadores às suas condições de trabalho, através de atividades educativas;
  • Atribui-se à medicina do trabalho a tarefa de contribuir ao estabelecimento e manutenção do nível mais elevado possível do bem-estar físico e mental dos trabalhadores, conferindo-lhe um caráter de onipotência, próprio da concepção positivista da prática médica.
  • Assegurar a proteção dos trabalhadores contra todo o risco que prejudique a sua saúde e que possa resultar de seu trabalho ou das condições em que esse se efetue;
  • Contribuir à adaptação física e mental dos trabalhadores, em particular pela adequação do trabalho e pela sua colocação em lugares de trabalho correspondentes às suas aptidões;
  • Contribuir ao estabelecimento e manutenção do nível mais elevado possível do bem-estar físico e mental dos trabalhadores.

 Baseados nessas conceituações e todas as características da medicina do trabalho podemos dizer que a medicina do trabalho é a ciência que estuda a PREVENÇÃO para a perfeita integração HOMEM TRABALHO.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>