Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, Dia de Celebrar VITÓRIAS

dezembro 1st, 2021 | Posted by sinmet in Novidades

O dia 1º de dezembro foi instituído em 1987 como o “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem o objetivo de sensibilizar, celebrar a memória dos que morreram em decorrência da doença e comemorar vitórias como o acesso a serviços de tratamento e prevenção disponíveis. Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV / Aids (UNAIDS), o número de pessoas portadoras do vírus HIV até 2015 no mundo está em torno de 36,7 milhões. No Brasil, são cerca de 610 mil diagnosticados.

No recente relatório apresentado pela UNAIDS, intitulado “Get on the Fast-Track: The Life-Cycle Approach to HIV”, há maior vulnerabilidade para mulheres com idades entre 15 e 24 anos. Mundialmente, entre 2010 e 2015, o número de novas infecções por HIV entre mulheres nesta faixa foi reduzido em apenas 6%. Segundo a UNAIDS, para se atingir o objetivo de reduzir para um número inferior ao de 100 mil novas infecções por HIV nesta faixa etária até 2020, será necessária uma redução de 74% de novos casos nos próximos quatro anos.

Já os homens, há predomínio de contágio por HIV mais tarde, entre 25 e 49 anos, sendo que 50% dos  contágios ocorrem na faixa entre 30 e 49 anos. Em comparação com as mulheres, os homens em média ficam sabendo que são portadores do vírus HIV muito mais tarde, impactando no início do tratamento e, por consequência, dando continuidade ao ciclo de novos contágios.

O relatório informa que, atualmente, em torno de 18,2 milhões de pessoas têm acesso ao tratamento do HIV. Com essas ações foi possível observar o aumento da expectativa de vida das pessoas infectadas. A expectativa da UNAIDS é que o mundo deva alcançar a meta de 30 milhões de pessoas em tratamento até 2020, desde que os esforços atuais sejam mantidos e ampliados.

A UNAIDS informa que o Brasil, que atualmente tem uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV), entre os países de baixa e média renda, foi um dos primeiros a proporcionar tratamento gratuito para as pessoas que viviam com a doença através do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1996.

Mas o que é AIDS?

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O HIV é um vírus que se instala no corpo humano de tal forma que ele não consegue se livrar, obrigando a pessoa a conviver para sempre com ele. Transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados, o HIV afeta especificamente as células do sistema imunológico, que sem o tratamento antirretroviral (TARV) torna o organismo, ao longo do tempo, incapaz de lutar contra infecções (AIDS). Muitas pessoas que estão infectadas com o HIV não têm nenhum sintoma durante 10 anos ou mais, por essa razão, a única forma de saber se a pessoa está infectada com o vírus é por meio do teste e, caso a pessoa tenha sido exposta a uma situação de risco é recomendado solicitá-lo. A única forma de prolongar a vida das pessoas infectadas pelo HIV é com o tratamento antirretroviral, pois até o momento, não há previsões de cura.

 

Fonte: Hospital Oswaldo Cruz

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>