Auditores Fiscais interditam atividades em sistemista da GM.

setembro 21st, 2016 | Posted by sinmet in Novidades

Data: 18/08/2016

Por volta das 6 horas da manhã da última segunda-feira, 15 de agosto, o vazamento de produto químico tóxico ocorrido em sistemista do complexo da General Motors foi responsável por encaminhar 14 trabalhadores ao Hospital Dom João Becker, de Gravataí/RS. Submetidos a nebulização e a administração de oxigênio, os trabalhadores foram liberados e passam bem.

A Johnson Controls estima o volume de Tolueno Diisocianato vazado entre 3 e 5 L. Em razão da inalação do produto, conhecido como TDI, que compõe a espuma empregada na confecção de bancos automotivos, os trabalhadores relataram terem sentido tontura, enjôo, forte irritação ocular e nas vias aéreas superiores, além de dificuldade respiratória. Episódios de vômito ocorreram pois os empregados não haviam sido orientados a não ingerir água após a intoxicação. Conforme informações da Ficha de Informações de Segurança do Produto Químico, a inalação do TDI, classificado com sensibilizante respiratório, poderia ter levado os trabalhadores à morte, em razão de sua toxicidade.

Os Auditores Fiscais do Trabalho da SRTE/RS Bruna Quadros, Roque Puiatti e Rudy Allan estiveram na empresa nos dias 16 e 17 de agosto investigando o evento e abordando aspectos de segurança e saúde do trabalho, inclusive ergonomia. Inspecionado o local do vazamento, foi realizada a oitiva de técnicos e gestores da empresa, bem como de trabalhadores que inalaram o produto tóxico.

Duas atividades de manutenção que expunham os trabalhadores a risco grave e iminente foram objeto de interdição: a atividade de Limpeza de Bicos do Cabeçote de Injeção de Espuma e a Verificação Física de Conexões/Tubulações, que compreende trabalhos em altura. Determinou-se a emissão das Comunicação de Acidente do Trabalho dos 14 trabalhadores intoxicados.

A Fiscalização da SRTE/RS está apurando as causas desse acidente químico ampliado, que terá continuidade com o encaminhamento, pela empresa, da documentação relacionada ao acidente e às condições de trabalho. Até o momento, foram constatadas falhas na gestão da emergência, no sistema de alarme e na exaustão local.

 Leia mais:

Auditores Fiscais interditam atividades de empresa sistemista da GM

Fonte: SEGUR/SRTE-RS Noticias – revista proteção

http://www.protecao.com.br/noticias/acidentes_do_trabalho/auditores_fiscais_interditam_atividades_em_sistemista_da_gm/JyyAAQyJJa/10712Gravataí/RS

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>